Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Refeição Completa - Meca


Peixe Meca (espada), molho Bechamel, espinafre e arroz "risoto" de shimeji. Ficou tudo fenomenal, devemos dizer!!!! E o melhor: o prato inteiro foi uma "invenção" nossa de última hora. Menos o arroz (saionára), de anos atrás, mas originalmente, usavamos carne no lugar do bacon. Deliciem-se.

  
Peixe Meca
Ingredientes:
- 1 kg de Meca cortado em postas de aproximadamente 2 cm;
- Suco de 1 limão siciliano;
- ½ xícara de azeite;
- ½ xícara de vinho branco seco (se possível temperado para uso culinário);
- Sal e Pimenta do reino moída a gosto;
- Salsinha e cebolinha picadas a gosto.

Tempere as postas com sal e pimenta do reino e reserve em uma travessa. Misture todos os outros temperos e jogue por cima das postas. Deixe Marinando por aproximadamente 2 horas na geladeira. O peixe pode ser feito na churrasqueira ou em grelhas elétricas. O importante é deixar a superfície bem quente e assar por aproximadamente 8 minutos de cada lado para não secar. Dependendo da espessura das postas o tempo pode variar. O importante é não deixar secar! Sirva imediatamente.


 
 Shimeji
Ingredientes: 
- Uma bandeja de Shimeji
- Meia cebola
- Cebolinha, shoyo e bacon a gosto

Essa receita vale pra quem quiser apenas preparar o Shimeji. Mas como normalmente não é todo mundo que gosta de cogumelos, o bacon tira um pouco do paladar e torna o prato mais aceitável pra todos.Mas sem também é uma delícia.
Primeiro refogue na manteiga o bacon e adicione a cebola. Acrescente o Shimeji. Ele vai diminuir de tamanho e soltar bastante água. Acrescente o shoyo e a cebolinha e espere cozinhar.
Obs:
Eu gosto de acrescentar um pouco de água pra ele cozinhar bem e não ficar com aquela consistência estranha. Fica melhor do que de qualquer restaurante que já comi.


Arroz Saionara
Para o arroz Saionara, basta acrescentar uns 150ml de água, deixar cozinhar um pouco e acrescentar o arroz. Esperar secar e servir quente. Ficar de olho neste "secar", pra não queimar. O arroz não chega a perder toda a água, e depois que esfria um pouco ele perde o excesso.

 

 Espinafre com molho branco
Ingredientes:
- 1 maço de espinafre;
- 1 dente de alho picado;
- Meia cebola média picada;
- 1 caldo de legumes;
- 2 xícaras de leite;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de farinha;
- Sal, pimenta do reino moída e noz moscada em pó a gosto.


Lave bem o espinafre e remova os talos mais grossos. Coloque em uma panela grande e cubra de água. Leve ao fogo para reduzir um pouco de tamanho. Escorra a água e reserve. Refogue a cebola, o alho e o caldo de legumes em uma panela com azeite. Junte o espinafre e deixe secar a água que vai se formar e reserve.

Ferva o leite. Em uma panela derreta a manteiga e junta a farinha para obter uma mistura homogênea. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Se for necessário use um amassador para dissolver a farinha que não misturar. Quando o molho já tiver engrossado junte o sal, a pimenta e a noz moscada para temperar.
Junte o espinafre refogado em uma travessa e cubra com o molho branco.

2 comentários:

  1. Esse peixe é uma delícia!
    Adorei o teu prato!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flá, você é nossa melhor seguidora!!!
    Sempre muito bom ver seus comentários por aqui!
    Obrigada pelos elogios.
    Beijos

    ResponderExcluir