sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Torta de Escarola dos Bueno's






Torta de escarola dos Bueno's

Ingredientes:
500 kg de farinha de trigo
1 xic (chá) de óleo
2 tabletes de fermento biológico
250 ml de leite morno
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
4 maços grandes de escarola
Tomate
Orégano
Azeite
300gr azeitona preta picada
4 Aliches picados
5 dentes de alho picados

Modo de preparo da massa:
Em uma tigela grande coloque a farinha, o óleo e o açúcar e reserve. Em uma tigela menor amasse o fermento biológico com a pitada de sal e adicione o leite morno (importante que o leite este de morno para frio, pois se estiver muito quente, ele cozinhará o fermento e a mação não crescerá). Misture tudo até que vire um liquido uniforme. Junte esta mistura à farinha, o óleo e o açúcar e misture.  Inicialmente você pode mexer com uma colher, mas logo deverá continuar a mexer com as mãos. A massa é “pesada “, firme e bastante lisa e pode ser que para alcançar o ponto correto você precise adicionar um pouco mais de farinha. Quando a massa chegar ao ponto deixe a descansar por volta de 20 a 30 in para que ela cresça. Ela pode chegar até 3 vezes o tamanho original. Nunca sove a massa!

Modo de preparo do recheio:
Higienize os 4 maços de escarola e coloque para cozinha em uma com água em nível acima das verduras. Deixe cozinha bem e sempre mexa para o cozimento seja por igual. Quando a verdura estiver cozida escorra a água e deixe esfriar.  Quando a verdura estiver fria você deverá “amassá-la” até que ela solte toda a água. Como a escarola retém bastante liquido é possível que você tenha que repetir este processo umas 3 vezes.  Quando ela estiver seca devolva –a para a panela e adicione a azeitona, o aliche, o alho e uma pitada de azeite e refogue por alguns minutos. Não deixe muito no fogo para que ela não reduza muito. Tire do fogo e deixe esfriar novamente.  A quantidade de tempero neste caso é opcional, mas como a massa é bem suave, o recheio tem de ser bem temperado.

Montagem:
Separe uma forma retangular de tamanho médio. Em uma superfície plana separe a massa em duas partes (40/60). Não é necessário cobrir esta superfície com farinha, pois esta massa não gruda. Se estiver grudando, você não alcançou o ponto certo.  Com um rolo de massa, abra o maior pedaço até deixa-lo uniforme e bem fino, principalmente nas extremidades (ninguém gosta de borda grossa! Hahahha).  Quando a massa estiver bem fininha, transfira para assadeira. A massa deverá cobrir toda a superfície da assadeira, incluído as laterais. Com as mãos, você pode ‘ajeitar’ a massa na assadeira para que nenhuma parte fique suspensa ou com buracos.  Adicione a escarola já fria e espalhe bem para que nenhum cantinho fique sem recheio.  Agora vamos abrir o segundo pedaço de massa e deixá-lo bem fininho e uniforme também. Cubra a assadeira com esta massa e com as mãos una a massa de baixo com a de cima, como se estivesse fechando uma marmita. – Eu sei! A referencia é ruim, mas não achei nada melhor! hahahah.

Corte o tomate em rodelas e tempere com o orégano e azeite. Coloque os em cima da massa de maneira uniforme.  Com um garfo faça alguns furinhos na massa para que o recheio possa respirar. Regue a massa com azeite. Leve ao forno médio até ficar bem douradinha. Durante o período que ficar no forno regue a torta 3 ou 4 vezes com azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário