Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Caldo Verde


Ingredientes:

1 kg de batatas (de preferência médias);
1 linguiça portuguesa;
1 pé de couve manteiga;
Cebola e alho a gosto;

Modo de preparo:

A maneira mais rápida de preparar esta receita é deixar todos os ingredientes prontos para uso. Sendo assim, depois de lavar e escorrer bem a couve, pique-a em tiras de aproximadamente 0,5 cm de espessura. Uma maneira prática de cortar a couve é juntar duas ou três folhas, enrolar como se estivesse preparando uma panqueca, e cortar as tiras.
Tire a pele da linguiça e pique-a em pedaços pequenos. Pique também a cebola e o alho. Descasque as batatas e deixe-as em um recipiente cheio de água.
Agora sim é hora de começar o preparo. Pegue uma panela grande o suficiente para as batatas (e deixe uma folga na panela para a couve) e leve ao fogo. Adicione um pouco de azeite e deixe esquentar. Acrescente as linguiças e frite-as até dourar. Em seguida adicione a cebola e o alho e deixe refogar até que a cebola fique transparente. Neste momento, retire a linguiça temperada da panela e reserve. Adicione as batatas no tempero que sobrou do refogado e coloque água suficiente para cozê-las. Quando elas estiverem bem macias, use um amassador (se não tiver, pode ser no liquidificador mesmo. Só deve-se tomar o cuidado de não deixar a batata virar um creme) para amassar as batatas dentro da própria água. Acrescente a linguiça neste caldo e teste o sal. Se precisar, acrescente um pouco. A couve deve ser colocada no caldo por poucos minutos (para ser servida al dente).
Sirva com um bom vinho português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário