segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lombo com pêssego.

Arroz: Refogado na manteiga com cenoura e uva passa.
Batata sauté: Após cozida, temperá-la numa panela com manteiga, salsinha e sal.
Purê de legumes: Batata, cenoura e mandioquinha cozidas, amassadas juntas com manteiga.

Lombo de porco assado - Jamie Oliver

Ingredientes:
1,5 kg de lombo de porco, com a pele
1 molho de tomilho
1 cabeça de alho
200g de manteiga
1 lata de pêssegos em calda (ou 2 latas pequenas)
Sal
Pimenta-do-reino preta
15 fatias finas de bacon
1 copo de vinho branco
1 copo de água ou caldo de carne
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 220°C. Faça cortes na pele do porco com distâncias de 1cm entre eles. Vire a carne e corte uma espécie de 'bolso': um corte profundo o bastante para colocar o recheio, mas deixando uma sobra nas duas estremidades da carne e sem atravessar para o outro lado do lombo.


Pique metade do tomilho e um dente de alho. Com as mãos, amasse os temperos com a manteiga e metade dos pêssegos. Acrescente sal e pimenta. Coloque a mistura da manteiga no 'bolso' do lombo de porco e feche a abertura. Cubra a parte da abertura com as fatias de bacon. Amarre a carne em três ou quatro pontos com barbante.

Vire a carne com a parte da pele para cima e coloque numa assadeira. Em torno da carne coloque o restante dos pêssegos, dos dentes de alho, do tomilho e metade da medida de vinho. Esfregue sal e um pouco de azeite na pele, antes de levar o lombo ao forno. Deixe assar por uma hora, até que a pele fique dourada e crocante.

Ao fim de uma hora, retire o lombo de porco da assadeira e deixe descansando num prato por 15 minutos, enquanto você prepara o molho.

Para o molho, remova o máximo possível de gordura da assadeira e coloque-a sobre fogo alto. Na assadeira, amasse o alho e acrescente uma colher de sopa de farinha. Misture bem e coloque a outra metade do vinho branco, mais um copo de água ou caldo de carne. Ferva e deixe reduzindo por alguns minutos. Acrescente sucos que tenham saído do lombo que ficou descansando, acerte o sal e sirva por cima do lombo fatiado.

Retirado daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário