Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Carpaccio


Qualquer pessoa que me conhece mais ou menos, sabe a loucura que tenho por essa entrada. Mas a verdade é que eu gosto dela como prato principal mesmo. E não tem jeito: até hoje, os melhores que já comi, foram feitos em casa, não tem restaurante que coloque o "sazón" necessário e que não deixe com azia. E eu prefiro os molhos mais simples.

Se o Carpaccio for de Salmão, gosto de bater um pouco de limão e manjericão pra fazer um molhinho. Fica bem leve e combina bastante. Mas vamos nos centrar no Carpaccio Lagarto:

Ingredientes:
- 1 caixa de Carpaccio (200/250g)
- Alcaparras
- Mostarda
- Limão
- Vinagre
- Azeite


A questão está sempre na medida, porque o modo de fazer é só bater tudo no liquidificador.
Normalmente, eu uso um potinho que deve ter a mesma circunferência de um copo de requeijão, e coloco a medida de dois dedos (3cm) para as alcaparras, mostarda e azeite, e a metade dessa medida de limão e vinagre (medida para cada ingrediente, não pra somatória deles). Depois é só colocar o queijo ralado por cima, arrumar algumas torradas e Voilà!

Obs: Quanto mais alcaparras, mais gostoso e com mais sabor o molho fica. Mas é importante se atentar a conserva pra não ficar muito salgado, e manter um certo equilíbrio nas medidas pro molho não ficar "farinhento".
Obs2: Dêem uma chance para os carpaccios artesanais. Algumas padarias vendem e é fenomenal. Parece até que o gosto é diferente, apesar dele normalmente ser menorzinho. E se você tem um fatiador em casa, aproveite!
Obs3: Este prato foi criado para uma condessa italiana que sofria de anemia. Se você tem ou conhece alguém que sofra deste mal, já sabe o que preparar, certo?
Obs4: O nome do prato surgiu por causa das cores que o pintor Vittore Carpaccio usava.
Obs5: Sim, eu AMO carpaccio!!!

2 comentários:

  1. Olá!
    Realmente os mais simples e caseirinhos são os
    melhores...
    Eu gosto bastante de alcaparras,
    tão salgadinhas =)
    Um bejim grande!

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia mesmo... De longe, um dos meus pratos favoritos =)
    Beijos Amehlia!!!

    ResponderExcluir